Consultar PIS – Pasep 2020 (Saldo)
Confira agora como consultar PIS e PASEP online, e ainda aproveite para conferir quem tem direito a esses benefícios, veja o calendário de pagamentos, como se cadastrar, confira o telefone para tirar dúvidas e muito mais.
O Programa de Integração Social mais conhecido pela sigla PIS e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público mais conhecido como PASEP.
São contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com o intuito de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participações na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores privados e públicos.
Para trabalhadores da iniciativa privada como é o caso do PIS é necessário consultar no site da Caixa, no item Consultar pagamento. E, para servidores públicos que é o caso do PASEP, a consulta é realizada pelo site do Banco do Brasil.
Como consultar PIS e consultar Pasep online
E, também no aplicativo Caixa Trabalhador, é possível se informar sobre o seguro desemprego e o abono salarial. Por meio desse aplicativo é possível conferir o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e tirar dúvidas.
- Entre no site: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx
- App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.trabalhador
- App Caixa Trabalhador para iOS (iPhone): https://apps.apple.com/br/app/caixa-trabalhador/id1047323337
Quem tem direito ao PIS
Confira agora quem tem direito ao PIS:
- Pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano anterior;
- Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês;
- Tem que estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.
Quem tem direito ao Pasep
Veja quem tem direito ao PASEP:
- Pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano anterior;
- Quem ganhou no máximo dois salários mínimos em média por mês;
- Tem que estar inscrito no PASEP há pelo menos cinco anos;
- E, é necessário, ainda que a empresa onde trabalhava tenha fornecido os dados de forma correta ao Governo Federal.
Como se cadastrar no PIS – Pasep
Saiba que quem cadastra você no PIS ou no PASEP são as empresas em que você trabalha. Por exemplo: Para pedir a vinculação ao PASEP, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar alguns dados como razão social, número da inscrição CNPJ, endereço e outras para fazer o cadastro dos seus funcionários.
Portanto, saiba que quem faz o cadastro no PIS não é o trabalhador, e sim o empregador. Com isso, saiba que é possível consultar para ver se você está cadastrado nesses recursos.
Calendário de pagamento em 2020
Através da Lei Complementar nº 7/1970 foi criado o Programa de Integração Social, o PIS. O programa tem o intuito de buscar a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Parecido com a criação do PIS, a Lei Complementar nº 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público o PASEP, com o qual união, municípios, estados, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.
O abono salarial do PIS e do PASEP já começou a ser pago no dia 30 de junho para os trabalhadores que tem direito ao benefício e que possui conta corrente na Caixa ou no Banco do Brasil, nesses casos o dinheiro vai cair direto na conta.
Já para os outros trabalhadores, os saques vão ser liberados a partir do dia 16 de julho. O calendário de saques vai se estender até o dia 30 de junho de 2021 e o calendário pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador.
E, quem não sacou o abono anterior, do calendário 2019/2020, pode ainda realizar o saque. Para os correntistas da Caixa e do Banco do Brasil que não fizeram o saque do benefício passado, vai ser feito o crédito em conta a partir do dia 30 de junho. Já quem não possui conta corrente nesses bancos vão pode fazer o saque a partir do dia 16 de julho.
O calendário de recebimento para trabalhadores da iniciativa privada leva em consideração o mês de nascimento, já para os servidores públicos é levado em consideração o número final da inscrição. Lembrando que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é pago para servidores públicos através do Banco do Brasil.
Quem nasceu nos meses entre julho a dezembro ou tem o número da inscrição final entre 0 e 4 vai receber o benefício ainda nesse ano de 2020. Já quem nasceu entre janeiro e junho e que possui o número de inscrição entre 5 e 9, vão receber no primeiro semestre de 2021. Mas, de qualquer forma o recurso irá ficar a disposição do trabalhador até o dia 30 de junho de 2021, que é o prazo final para receber esse recurso.
Telefone para tirar dúvidas
Caso seja vinculado ao PASEP, saiba que o Banco do Brasil disponibiliza um número de telefone para você consultar seu saldo, tirar dúvidas e muito mais. Para isso ligue nos seguintes telefones: 4004-0001 ou então no 0800 729 0001. Ou através do Alô trabalhador no número: 158.
Se tiver dúvidas sobre o PIS, ou outros benefícios sociais, como FGTS, cartão social e outros é só ligar no telefone: 0800 726 0207. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, e em dia de sábado das 10h às 16h. E, a ligação é totalmente gratuita e pode ser feita tanto de celular quanto de telefone fixo.
Sobre os benefícios do Governo
O Governo Federal do Brasil disponibiliza aos cidadãos alguns benefícios que ajudam muito, entre eles estão: FGTS, Abono Salarial, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEM, INSS, PIS, Seguro Desemprego e Vale Cultura.
O Vale Cultura incentiva o acesso do trabalhador em várias atividades culturais promovidas no Brasil. Já o seguro desemprego permite uma assistência financeira temporária ao trabalhador que foi demitido do emprego sem justa causa.
O INSS é o pagamento dos benefícios devidos pela Previdência Social aos seus segurados, como é o caso de pensão, aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e outros. O PIS tem uma série de benefícios como já sitamos. Esses são alguns dos benefícios concedidos pelo governo.
Além dos benefícios, o governo também disponibiliza alguns programas que beneficiam os cidadãos, entre esses programas estão: Bolsa Família, Garantia Safra e Seguro Defeso ou Pescador Artesanal, Benefício de Prestação Continuada BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI e vários outros.
Se ainda não conhece os benefícios e os programas que o Governo Federal do Brasil disponibiliza, então saiba que no site temos vários detalhes de alguns desses recursos como o Bolsa Família, Cadastro Único o CadÚnico, Auxílio Emergencial e outros.
Mas, também orientamos que você acesse o site do Governo e principalmente o site oficial da Caixa Econômica Federal, que no site da Caixa tem todos os detalhes dos principais benefícios e programas que são fornecidos pelo Governo Federal.
Pode ser que você se enquadre em algum dos benefícios do governo, como o Bolsa Família, Auxílio Emergencial ou em outros. E, se tiver qualquer dúvida relacionada aos benefícios mostrados no site da Caixa é só entrar em contato com esse banco pelos canais de atendimento, o principal meio de comunicação da Caixa é pelo telefone, com isso você pode ligar para tirar as dúvidas.